Hamadrias - Desafio eCommerce

Desafio eCommerce, dia 1: Divulgando no Facebook, Ads e outras redes sociais

Bem, após o lançamento do site e a divulgação aqui, comecei com a divulgação nos grupos do Facebook.

Já tinha previamente me cadastrado em alguns grupos que achei interessantes, e comecei então a entrar em contato com os donos dos grupos no Facebook para ver se poderia divulgar o link da loja nos grupos deles.

Os grupos que divulguei foram:

A resposta dos donos destes grupos foi bem mista eu diria que:

30% – não teve problema nenhum em eu publicar algo na comunidade deles.

30% – disseram que era “proibido” fazer divulgação, alguns quiseram uma dobradurinha de graça, outros tentaram negociar de alguma forma.

40% – não respondeu, isso pode ser simplesmente por que quando você envia mensagem pelo facebook sem ser amigo das pessoas elas vão pra inbox e as vezes não aparecem, ou por que como eu entrei em contato com várias pessoas e o facebook pode ter bloqueado alguns contatos.

Poxa, mas tem fácil mais de meio milhão de pessoas nesses grupos, é tipo uma mina de ouro…

É importante você entender bem qual é o seu público exatamente por esse motivo, você consegue encontrar locais onde já tem grandes comunidades.

Mas, não é uma mina de ouro, mesmo que eu tivesse conseguido postar em todos os grupos não quer dizer que eu teria meio milhão de views no meu site.

Na internet você pode sempre pensar que as pessoas que veem o seu anuncio é 1% do potencial público, o que seria 50.000 pessoas nesse caso.

Nossa, mas 50.000 pessoas ainda é muito.

A diferença aqui é entre “visualizar o seu conteúdo” e “clicar”.

As pessoas que possivelmente clicariam também pode-se considerar 1% das pessoas que visualizariam, ou seja 500 pessoas.

Como em vários grupos eu nem consegui postar, outros o post acabou sendo aprovado por um administrador em um horário diferente, acaba que não teve muita visibilidade essa ação.

Outra coisa também foi que isso tudo foi feito no Domingo, o que talvez não seja um dia bom, mais difícil de entrar em contato com as pessoas e etc.

Mas deu pra tirar alguma coisa dessa divulgação?

Sim, como eu conversei com cerca de 100 donos de grupos, moderadores e etc, eu acabei mostrando pra cada um deles as dobradurinhas e foi bem unânime a resposta positiva deles.

Como as dobradurinhas que eu lancei não eram especificas de anime eu acho que quando eu lançar dobradurinhas especificas de animes elas vão ter mais repercursão.

Divulgação Paga no Facebook.

Na página do Facebook do Dobradurinhas, eu fiz um post para cada dobradurinha, e um post para um post no blog das Dobradurinhas.

Essa postagem aqui eu fiz uma pequena campanha de marketing.

Dobradurinhas - Primeira Postagem com divulgação paga
Dobradurinhas – Primeira Postagem com divulgação paga

Eu criei uma campanha pequena de divulgação e deixei rodando com o limite de R$10/dia.

O público que eu foquei nessa campanha foi pessoas no Brasil e que gostem do Wolverine e dos X-Man.

Essa divulgação teve um ótimo retorno até agora.

Ela alcançou mais de 3000 pessoas, destas mais de 130 deram like no post.

3 compartilharam com suas audiências.

3 comentaram.

e o post teve 39 cliques, ou seja pessoas que foram para o site ver do que se tratava.

Apesar de não ter vendido nenhuma dobradurinha pra essas primeiras 30 pessoas, já mostra que um número bom de pessoas está interessada nas dobradurinhas.

Além disso, cerca de 50 pessoas se tornaram fãs da página, o que já ajuda para futuras divulgações. 😀

Dobradurinhas - Até o Facebook curtiu meus novos fãs
Dobradurinhas – Até o Facebook curtiu meus novos fãs

Outras redes sociais

Também comecei o trabalho no Twitter e no Instagram das dobradurinhas, mas por enquanto apenas fiz os posts iniciais sem muita divulgação nessas redes já que o facebook tomou o restante do tempo.

Finalizando

Meu trabalho agora está focado em adicionar mais produtos no site e pensar em outras estratégias de divulgação para a loja.

E vocês o que acham? Alguma ideia do que eu posso fazer diferente? Alguma ideia de divulgação que eu possa tentar? O que mais eu posso trabalhar nesse site?

4 comentários em “Desafio eCommerce, dia 1: Divulgando no Facebook, Ads e outras redes sociais”

  1. Diego, conheci seu site ontem e gostei muito da sua ideia de fazer na prática e mostrar que é possível.

    Estou também em fase inicial de abertura de uma empresa e com certeza usarei algumas das suas dicas e estratégias para complementar a minha…

    Abraço, boa sorte e obrigado pela iniciativa!!

    1. Oi Alexandre.

      A ideia do projeto é essa mesmo mostrar que não só é possível mas também dar dicar de como fazer.

      Se precisar de qualquer coisa é só entrar em contato.

      Valeu pelo comentário.

  2. Parabéns Diego, estou acompanhando os posts dessa saga, queria entender uma coisa se não engano vi em um outro post seu que era algo “novo” para cá a venda de dobraduras, como chegou no preço de venda? Será isso tem algo haver?
    Será que o tema storefront atrapalha? Vi que ainda não fez uma marca, será que houvesse algumas melhorias no tema da loja deixando um pouco mais “nerd”, será que não teria um melhor impacto?
    Cara realmente estou gostando muito, meus parabéns!

    1. Oi John.

      Quanto ao preço de venda eu ainda estou testando valores, mas inicialmente foi baseado no custo que eu vou ter e na expectativa de margem de cada produto, por isso que ainda estou testando preços nada definido ainda.

      O tema pode atrapalhar um pouco sim, principalmente por que a home da página ainda não esta bonitona e etc, e eu nem mexi nele tanto, mas inicialmente eu também quero mostrar que dá pra começar sem estar tudo perfeito e mesmo assim já ter uma ideia se o público gosta do seu produto, e como você viu no post, o público gostou bastante.

      Quanto a marca, mesma coisa acima, pode afetar sim mas por enquanto não importa já que tem pouca gente vendo e o público acaba achando interessante o produto.

      No mais valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.