Hamadrias - Desafio eCommerce

Desafio eCommerce, dia -4: problemas e o que é um negócio?

eu anunciei o desafio eCommerce 2 dias atrás… e claro, ontem acabou que não mexi em nada do desafio, sabe como é tive que resolver umas governices e quando cheguei em casa, até tinha um bom tempo pra mexer… mas… sei lá, desanimado (sério, isso que dá passar literalmente o dia inteiro no vapt-vapt).

Algum Progresso

Instalei nesse site (que não é o do desafio em si) uma janelinha de captura de emails, lá no fim do post, pra que você possa se cadastrar e receber as novidades que eu vou postando sobre o desafio! yay! se tiver interesse, se cadastra lá!

Também recebi 2 comentáriozinhos no post inicial, que nem divulguei muito ainda, mas nossa 2 comentários já é muito =D valeu meus amigos.

Mas o que é um negócio então?

Estive pensando um pouco nisso do que é um negócio, achei uma boa definição que são os 5 partes de qualquer negócio.

Um negócio é (1) algo que cria e entrega alguma coisa de valor (2) que outras pessoas precisam ou querem (3) a um preço que elas queiram pagar (4) de maneira que satisfaça os desejos e expectativas do cliente (5) para que então o negócio seja lucrativo o suficiente para que os donos continuem em operação.

Não é incrível?

Primeiro é uma definição super simples, 5 passos já e tá resumido o que é um negócio, não “um negócio” mas “qualquer negócio”, sério dá pra imaginar qualquer negócio nessas 5 partes aí.

E também é interessante que só na parte 5 que você começa a pensar em lucros, que é bem diferente do que é o senso comum por aí de que “toda empresa é feita pra gerar lucro”, não deixa de ser verdade mas… não se deve pensar em lucros antes (1) entregar valor (2) pra outras pessoas (3) de maneira viável e (4) dentro das expectativas de ambos.

E o que isso tem a ver com o seu desafio eCommerce?

Bem, tenho aqui umas 10 ideias principais do que fazer pra esse desafio, algumas deles, não sendo muito especifico.

  • loja de roupas
  • loja de um tipo de roupa especifica (ex: loja de bermudas, loja de camisas, etc)
  • loja de livros de computação
  • loja de roupas femininas
  • loja especifica pra pessoas de computação
  • loja de joias

Todas essas ideias são boas, mas…

cada uma dessas ideias é boa em si, mas nenhuma delas preenche os requisitos acima, além de que nenhuma delas é algo totalmente a ver comigo, a não ser as de computação, mas mesmo estas não é um “mercado” que eu queira muito.

E querendo ou não pra entregar valor (que é o ponto 1 acima) você tem que estar super interessado no que a sua loja vende, e pra quem ela vende isso, e tem que entender o seu mercado.

Então a decisão aqui é a de achar um mercado que “seja a minha cara” ou que pelo menos seja algo que eu gostaria de saber mais, aprender mais, etc.

Mas e aí decidiu?

Sim, já tenho uma ideia do que quero fazer, não é nenhuma das ideias acima (até por que várias delas eu teria que achar fornecedores e etc e acho que não entraria no prazo de 30 dias), logo mais anuncio qual a ideia pois o desafio está pra começar =D

E agora?

Agora é construir, já vou começar a preparar o site, definir os 3 ou 6 primeiros produtos, produzir, fotos, descrições, depois disso vou pra implementação da loja em si.

A próxima parte da série já está disponível!

Obrigado por continuar acompanhando, abaixo tem um formulário para você se inscrever no desafio e receber por email todas as atualizações que eu for publicando.

E claro, compartilhe o post com quem você achar interessante e tire suas dúvidas ou deixe dicas aí nos comentários.

12 comentários em “Desafio eCommerce, dia -4: problemas e o que é um negócio?”

  1. Já comecei a acompanhar cada passo e confesso está muito ansioso desde já ! haha . Concordo ! o produto deve brilhar os nossos olhos antes de brilha os do cliente !

    1. Oi Keystone.

      Sim, e não é só brilhar nos nossos olhos, mas também que seja algo viável né? Que o cliente tenha interesse, hoje em dia no Brasil, eu vejo que as pessoas ficam tentando empurrar qualquer coisa ao invés de realmente entender os problemas que os clientes tem.

      No mais, valeu pelo comentário!

  2. Excelente a sua iniciativa cara! Sensacional.
    As pessoas precisam de exemplos práticos e não ficar somente em blá…blá…blá!

    Parabéns…estou te acompanhando. Quero saber os resultados!

    1. Oi Luciano.

      Pois é, a ideia é ser transparente mesmo, tentar passar o máximo de conhecimento possível (e quem sabe fazer umas consultorias :D)

      Eu também estou ansioso com os resultados. 😀

      Valeu pelo comentário!

    1. Oi Jailson.

      Nada esotérico pra fazer a validação não, vou colocar a loja no ar, mandar gente pra lá e ver quais compram e quais não compram, vou direto no público.

      Valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.