Hamadrias - Desafio eCommerce

Desafio eCommerce, dia -3: divulgações

Esse site já está no ar há alguns dias mas eu ainda não tinha divulgado o mesmo propriamente, tinha feito algumas postagens nas minhas redes sociais, alguns amigos viram e nada demais.

O início do dia…

Comecei o dia fazendo o conteúdo da página de contato, pra já dar chamar pra pessoas entrarem em contato comigo, já que um dos objetivos desse projeto é conhecer mais pessoas da área de eCommerce pelo Brasil.

Divulgação pra amigos…

Depois foquei em divulgar o projeto para os amigos mais próximos, e enviei uma mensagenzinha simples pra todos os contatos que tenho online, facebook, whatsapp, etc.

Daí alguns amigos já começaram a ler os posts anteriores sobre o projeto, algum feedback começou a acontecer e eu já comecei a achar bem legal 😀

É bom saber que as pessoas se interessam no seu trabalho.

Tomando a decisão de divulgar pro resto do mundo…

Confesso que estava com um pouco de medo de divulgar o projeto pro resto do mundo. Um pouco o medo da cópia, um pouco o medo do próprio projeto ir por água abaixo, ou mesmo das pessoas comentarem mal sobre o projeto e eu desanimar (pois é)

Mas decidi tocar o foda-se e divulgar pra saber o feedback de outras pessoas da área, decidi então divulgar em no Facebook, no grupo E-Commerce Brasil e um de Marketing Digital fechado de um curso que comprei.

E o resultado foi bem… interessante.

Acessos no site do projeto…

O site (este) foi acessado por 278 usuários, que fizeram 524 pageviews e gastaram cerca de 2 minutos no site.

De onde veio essa galera?

As cidades que estas pessoas estão são:

  1. São Paulo (74 pessoas)
  2. Curitiba (36 pessoas)
  3. Goiânia (25 pessoas)
  4. Rio de Janeiro (16 pessoas)
  5. Belo Horizonte (11 pessoas)

o restante das cidades teve menos que 10 visitas, mas é interessante notar que a maioria das pessoas interessadas em eCommerce está no Sul e Sudeste.

Mobile realmente é grande (será que vai ser assim com as compras também?)

198 pessoas acessaram via desktop e 113 pessoas via mobile, também interessante notar aqui que bastante gente lê no mobile, apesar da média de tempo gasto no site no mobile foi 01:30 comparando com os 02:00 do desktop.

Facebook dominou a divulgação orgânica

A maioria das pessoas (245) veio do Facebook, nada demais aqui já que ele foi o meio utilizado para essa divulgação inicial.

O engraçado foi que teve 11 buscas orgânicas pro site, imagino que as pessoas devem ter copiado a URL e colado no Google.

Das páginas visitadas, 299 pessoas visitaram a primeira página do desafio, mas só 85 visitaram a segunda… hums… talvez pensar aqui em como melhorar isso.

Já no Facebook a história foi outra…

O post que eu fiz no meu perfil pessoal tem apenas uma curtida.

O post que eu fiz no grupo de Marketing Digital teve 19 curtidas e vários comentários (13 acho).

O post que fiz no grupo E-Commerce Brasil teve 60 curtidas (MUITO BOM!) e 16 comentários.

A comunidade de eCommerce me recebeu bem, obrigado!

A maioria das pessoas teve uma reação bem positiva quanto ao post, várias deles disseram estar seguindo o desafio, várias postaram suas lojas, problemas que tem nas mesmas, dicas e etc.

Mas claro que teve um jabázinho 😀 (sem problemas galera!)

Algumas pessoas ofereceram serviços complementares pro meu eCommerce. Outras deram ideias de produtos, algumas tinham produtos em estoque que poderiam passar pra eu revender, algumas ofereceram ajuda pra montar o eCommerce pra mim.

No mais, eu achei MUITO positiva a reação de vocês e troquei ideia e agradeci vários de vocês durante a maior parte do dia.

Tanto feedback que nem deu pra acompanhar tudo…

Teve também vários comentários no blog, pedidos de amizade no Facebook, contatos pela página de contato, mas esses eu ainda não tive tempo de ver todos, vou dando retorno pra vocês nos próximos dias ok?

Poxa, mas ficou então de papo o dia inteiro no Facebook e não fez nada do eCommerce né? dia 01 tá aí já…

Pois é, acabei empolgando com o reconhecimento da galera e gastei BASTANTE tempo no Facebook, nos próximos dias vou focar mais!

Ao menos, já decidi o nome da loja e comprei o domínio.

Bem, pra vocês não acharem também que eu sou o foda e estou tomando todas essas decisões perfeitas no mesmo dia, eu já tinha alguns nomes pensados, faltava só analisar qual seria o melhor, e o nome da loja é…

Então, não vou falar agora. =D

Eu ainda vou montar o site inicial (provavelmente uma landing page pra capturar emails de pessoas interessadas nos produtos), cadastrar nas redes sociais que me interesso de usar e etc.

Mas logo logo mostro pra vocês o que é o projeto (a ideia é ser transparente né?)

Os próximos passos agora serão: definir os produtos iniciais, tirar fotos, fazer descrições, além de montar o próprio eCommerce do desafio e cadastrar os produtos lá, mas uma coisa de cada vez.

E claro, compartilhe o post com quem você achar interessante e tire suas dúvidas ou deixe dicas aí nos comentários.

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.