Hamadrias - Desafio eCommerce

Desafio eCommerce, dia -2: DNS, email, WordPress e WooCommerce

09:30

Comecei o dia respondendo ao que faltou de responder nos grupos do Facebook, divulgando o post escrito ontem nos grupos e respondendo aos comentários no site, mas isso vai ter que ser rápido por que a ideia hoje é focar no site eCommerce, já comprei o domínio ontem mas tem muita coisa pra fazer ainda.

E vamos pro trabalho…

10:42

Como o domínio foi registrado ontem, vou começar pela criação do email, pra já deixar pronto. =D

Apontei o DNS do registro.br para o meu servidor e configurei o email.

Adicionei o registro A apontando para o servidor.

Adicionei o registro CNAME * apontando para o servidor, o site vai ser dominio.com.br e tudo que for subdomínio vai apontar para o domínio.

Adicionei os registros MX ao DNS, para que o email funcione quando habilitado.

Já adicionei também os registros TXT contendo o SPF do MailChimp, que vou usar como ferramenta de email marketing, e do servidor de email, isso garante que os emails enviados pelo meu servidor não sejam considerados spam.

EMAIL!

Daí parti para a criação do email, vou hospedar o email no Zoho, basicamente por que é um serviço bem bacana e eles oferecem as 10 primeiras caixas de email gratuitamente.

Eu preferia hospedar o email com o Gmail, mas já tem alguns anos que eles cortaram o plano gratuito e agora cobram $5 (5 dólares) por conta de email, o que na minha opinião continua sendo MUITO barato já que o Gmail é o melhor serviço de emails do mundo.

Mas como no desafio eCommerce eu pretendo investir o dinheiro mais em marketing e etc, então email não é uma prioridade, o Zoho vai me atender muito bem.

Cadê meu DNS?

12:10

Por algum motivo o domínio ainda não propagou no DNS, estranho que verificando online o IP está respondendo certinho, mas quando vou verificar o domínio com o Zoho ele não consegue encontrar.

Além disso não tenho acesso pelo navegador… bem provavelmente é propagação mesmo, vou adicionar o domínio ao /etc/hosts pra já ter acesso local e ir trabalhando na loja enquanto isso.

Dando um limpa no WordPress

12:30

Ok, acesso ao WordPress realizado, primeira coisa mudar a língua pra Português do Brasil, isso vai ajudar na instalação do resto das coisas.

Configurações > Geral

Removi também a tagline do site, tenho que pensar em uma tagline pro meu site ainda.

Timezone alterada pra São Paulo.

Data eu gosto do formato YYYY-MM-DD

Horário eu gosto do formato 24h

Configurações > Discussão

Avatar Padrão > Identicon (gosto desse pra quando as pessoas não tem avatar definido, apesar de que no eCommerce é provável que se tenha poucas comentários)

Configurações > Mídia

Sempre desmarco a organização de arquivos em mês e ano.

Configurações > Links Permanentes

Estrutura alterada para “nome do post” e base de categorias para “cat” e de tags para “tag”, vou ter que voltar aqui quando instalar o WooCommerce.

Plugins

Excluir o Hello Dolly. (ele tem uma vulnerabilidade de segurança conhecida que deixa as pessoas poderem atacar e tomar o seu site, sempre bom desinstalar, fica a dica)

Temas

Desinstalar os temas padrões do WordPress.

Que tema vou usar na loja? Acho que vou começar com o Storefront padrão do WooCommerce e depois migro.

Comentários

Apagar o comentário padrão do WordPress.

Páginas

Apagar a página “Sample Page” padrão do WordPress.

Posts

Apagar o post “Hello World!” padrão do WordPress.

13:55

Acho que o WordPress está pronto pra começar a tomar corpo.

Instalando o que eu vou precisar pro eCommerce

Eu defini que vou usar o WooCommerce como plataforma pro meu eCommerce, claro que existe um monte de outras plataformas por aí, mas eu tenho muito experiência com WooCommerce e não quero perder essa experiência trocando de plataforma agora, já que o desafio é só 30 dias não quero perder tempo aprendendo a fazer algo que já sei fazer em outra plataforma.

Por que usar o WooCommerce?

Eu gosto do WooCommerce principalmente por que interface é simplificada, como eu já usava WordPress desde sempre, é bom que ele já vem bem preparado pra otimizações de SEO e etc.

Além disso comparando com outras plataformas tipo o Magento é bem mais fácil de explicar ao cliente como usar, um cliente antigo mesmo tinha um eCommerce feito em Magento rodando a pouco mais de 1 ano, gerando cerca de R$1000/mês, mas não tinha muita paciência pra usar o Magento, achava complexo de lidar, tinha muitos problemas com de produtos com variações e etc.

Quando mudei a cliente pro WooCommerce, dei um treinamento e ela já passou a usar o eCommerce consegui resultados melhores, 1 ano depois que implantamos a ferramenta ela gerou cerca de R$ 50.000/ano após a mudança de plataforma.

Claro que nem tudo tem a ver com a plataforma, mas a plataforma com certeza ajudou ela a ter mais disposição pra tocar a loja.

Além disso eu já pago hospedagem de outros sites que tenho, então não compensaria pra mim pagar a mensalidade de uma plataforma paga nesse momento.

De plataformas pagas eu já ouvi falar e trabalhei com algumas como a Tray, Loja Integrada, Ilura, eu acho que todas são muito boas.

Na verdade, eu até acho que a plataforma nem é um fator tão decisivo assim, já que é a sua disposição e animo de aprender a trabalhar e tentar tirar o melhor da sua plataforma que conta.

14:06

Instalar o WooCommerce então.

Acho que aqui vale o adendo de que eu pensei em montar uma landing page, mostrar a imagem de 6 produtos, colocar uma captura de email e etc, mas o produto que eu defini é bem simples, eu mesmo vou produzir, então acho que já vou partir direto pra montar a loja e divulgar os produtos, o email marketing eu capturo com alguma outra ação de marketing. (provavelmente um sorteio ou algo assim)

Bem, WooCommerce instalado, ele já cria pra mim algumas páginas como loja, carrinho, finalização de compra e etc, muito bom, a loja já está praticamente pronta para vender.

16:07

Continuando a configuração do WooCommerce, desabilitei as avaliações de produto.

E instalei o tema Storefront, que é o tema padrão do WooCommerce para lojas virtuais, eu penso em talvez usar um tema melhor futuramente, mas por agora só um que funcione bom para mostrar os produtos já resolve.

Hums… acho que não tem muito mais o que criar no site antes de cadastrar os produtos.

17:03

E o DNS propagou e o email está funcionando, ótimo!

Criei também a conta do MailChimp e já validei ela pra enviar emails.

Já que estava trabalhando nos email também já decidi configurar o SendGrid para que os envios de email feitos pelo site funcionem direitinho.

Ok, acho que o site já está ok, agora vamos as redes sociais.

23:59

Não deu pra trabalhar mais no site… continuemos amanhã então.

E claro, compartilhe o post com quem você achar interessante e tire suas dúvidas ou deixe dicas aí nos comentários.

10 comentários em “Desafio eCommerce, dia -2: DNS, email, WordPress e WooCommerce”

    1. Oi Keystone.

      Eu tenho Flatsome aqui, até pensei em usar ele pro projeto, por enquanto não instalei por que a ideia é focar em adicionar os produtos e ver a resposta do pessoal primeiro.

      Mas valeu pela disponibilidade e pelo comentário!

  1. Seria interessante e útil ter mostrado um passo a passo sobre como instalar o WordPress, as medidas de segurança a serem tomadas, como mudar o nome padrão de usuário “admin”, por exemplo (o que é bem básico) entre outros recursos mais avançados. Instalação de plugins e quais irá usar, mas acredito que esta parte você fará em um próximo post. Parabéns pela iniciativa! =D

    1. Oi Rodrigo.

      Pior que eu nem foquei tanto nessa parte não, porque acaba sendo algo mais técnico, mostrei algumas coisas só, vou tentar melhorar isso para o próximo post.

      Valeu pelo comentário!

      1. Isso vai te tomar um tempo enorme. Minha sugestão é editar o conteúdo depois do desafio, enriquecendo-o mais. Se não vai perder o foco.

        Abraço!

        1. Oi Edu.

          Nada, está sendo bem tranquilo fazer o ecommerce e os posts, além de que eu vou recebendo o feedback em tempo real de vocês.

          Valeu pela dica e pelo comentário!

    1. Oi Lucas, que bom que os posts já ajudaram, agora estou focado em cadastrar os produtos no site, mas já criei algumas das redes sociais.

      Valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.