Hamadrias - Desafio eCommerce

Desafio eCommerce, dia -1: Redes Sociais, Produtos e Plugins

Comecei o dia bem, já criando o twitter da loja e a página do Facebook, mesmo já tendo definido o nome da loja eu não defini a marca, o que acabou deixando as redes sociais bem incompletas, também não criei uma descrição para a loja.

Por isso decidi deixar a criação das redes sociais de lado e focar em adicionar os produtos loja.

Cadastrando produtos na loja

Adicionei os 3 primeiros produtos na loja, uma espécie de coleção que você vai ver amanhã quando eu divulgar a loja pra você.

Falta algumas coisas no Storefront

Configurei a página principal do tema, estou usando o Storefront, e não gostei muito, pelo que entendi não tem como fazer muitas alterações sem instalar um monte de plugins e etc, por agora vou deixar assim mas devo já instalar um tema melhor, com mais cara de loja.

Configurei também o menu principal da loja, ele ficou com os itens home, loja, blog e minha conta.

Faltou adicionar uma página de contato.

Compartilhamento Social na página do produto

Na busca pelos vários plugins do Storefront, instalei um plugin bem legal, Storefront Product Sharing, que adiciona botões de compartilhamento social do Twitter, Facebook, Pinterest e Email na página do produto.

Instalando Plugins

Também já instalei o plugin Woocommerce Extra Checkout Fields for Brazil que adiciona na finalização de compra campos importantes como CEP, CPF, RG, etc, esses campos são necessários para que o checkout transparente do PagSeguro funcione.

Mudei a cor do header para o roxo padrão do WooCommerce, que felizmente é melhor que o preto padrão do Storefront (tema utilizado na loja).

Plugin de Cálculo de Frete dos Correios

Ativei também o plugin Woocommece Correios, apesar de que eu não vou utilizar o cálculo feito pelos correios pois inicialmente todos os produtos vão ter frete grátis, ele deixa disponível o campo de código de rastreamento e já envia um email para o usuário quando o campo é preenchido.

Plugin do Meio de Pagamento

Instalei por último o plugin WooCommerce PagSeguro, que será o meio de pagamento que vou utilizar inicialmente, é bem fácil de integrar, basicamente é só colocar o email da conta no PagSeguro e o token que você cria no PagSeguro, na Minha Conta > Preferências > Integrações.

Também alterei o prefixo de pedido para conter o nome da loja.

Como assim não pode ter mais de uma conta por CPF, PagSeguro?

Uma coisa que eu não esperava aqui é que eu não pudesse criar mais de uma conta por CPF no PagSeguro, eu queria ter criado uma conta especifica do PagSeguro para esse site e não usar a minha conta pessoal.

Não teve jeito, não sei como contornar ainda, por enquanto vai esta conta mesmo.

Algo bacana aqui foi que o checkout transparente do PagSeguro funcionou de cara, antigamente era sempre meio chato por que você habilitava o checkout transparente na loja mas tinha que ligar no PagSeguro, pedir para eles habilitarem e esperar 3 ou mais dias até habilitarem, bom saber que eles mudaram isso.

Próximo dia agora é instalar Analytics, Pixel do Facebook e começar a divulgação da loja virtual.

E claro, compartilhe o post com quem você achar interessante e tire suas dúvidas ou deixe dicas aí nos comentários.

7 comentários em “Desafio eCommerce, dia -1: Redes Sociais, Produtos e Plugins”

    1. Oi Rafael.

      O plugin tem essa opção, mas eu não habilitei, mas tem outras que são necessárias pelo PagSeguro para o checkout transparente funcionar.

      Nem sempre menos opções são melhores também!

      Valeu pelo comentário!

  1. Oi Juan.

    Não, não criei a conta ainda, uma outra pessoa me deu a dica de criar a conta no MOIP com outro CPF e entrar em contato com eles pelo suporte dizendo que é outra loja que eles mudam o CPF.

    Se eu tentar isso eu post os resultados aqui.

    Valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

You have to agree to the comment policy.